Estar em Harmonia, Saudável Mentalmente e Crescer Espiritualmente – Autoconhecimento e Iluminação

Por: Ryath (Inspirado por Senhor da Luz Prateada)

A espiritualidade saudável é muito benéfica para as pessoas, pois ela nos traz um sentido maior para a vida, que a vida não acaba e traz o autoconhecimento. Isso é o que a ciência fala dos benefícios de ter um segmento espiritual, mas para quem acredita, os benefícios são muito maiores, pois temos ajuda para nossa vida, tanto a conquistar o que queremos, como a nos libertar de sofrimentos e o melhor ainda, que é não somente progredir espiritualmente, mas com esse avanço atingir o que chamamos de iluminação, que é um estado em que estamos constantemente com sentimentos muito bons, então ficamos muito bem, e assim levamos a vida muito melhor.
Para a Psicologia o que torna uma mente saudável é o tanto de autoconhecimento que possuímos, coisa que as religiões, filosofia, terapia e espiritualismos fazem.
Quanto maior o autoconhecimento, maior é a saúde mental.
Mas para termos uma fé saudável, sem fanatismos, moralismos no sentido que ficar condenando os outros, e não olhar a nós mesmos, o que não é autoconhecimento, pois se conhecer é se olhar, não ficar buscando ver o que o outro faz de errado para me sentir melhor do que ele.
É como ensinam os sábios, o que importa é o que está dentro.   
Conexão com o nosso interior, escutar o nosso coração espiritual, que é fonte de sabedoria, que é onde Deus e nossa alma se manifestam, tudo isso é e traz espiritualidade.
Se concentre no seu coração, e veja com confiança o que ele tem a dizer, faça esse exercício sempre, pode ser uma ajuda para o seu autoconhecimento.
O coração é nossa fonte de sentimentos, que é o que nos deixa bem.
Ser feliz é sentir coisas boas, e quando gostamos disso é porque somos espiritualizados, pois pessoas desconectadas de seus interiores só olham para fora, e não gostam destes sentimentos positivos, pois estão do lado negativo da vida.
O positivo é que é bom, pois nos deixa bem emocionalmente, e ser feliz é o que importa.
Muitas pessoas buscam a iluminação para estar sempre bem, e isso é muito bacana.
Porém é muito fácil estimular o ego em nossa crença, que é nos acharmos melhores do que os outros por motivos espirituais, e assim não estamos fazendo o certo para evoluir espiritualmente, que é não se importar em ser melhor ou pior, pois isso pode ou ser orgulho, ou vaidade.
Em níveis altos o orgulho ou a vaidade se tornam arrogância. Humildade e simplicidade são o oposto esses três fatores do ego.
É preciso fazer muita força para enxergar como estamos sendo orgulhosos ou vaidosos, mas isso vai nos dar a consciência para conhecer nosso ego e evita-lo. Busque fazer isso, é perfeitamente possível. Acredite que você consegue, pois consegue mesmo.
É com uma grande quantidade de autoconhecimento que atingimos a iluminação, e então o ego não se torna mais atrativo, mas continuamos a telo, porem o melhor sempre é nunca se deixar levar por ele que traz o orgulho, a arrogância, a vaidade, a inveja, a soberba e etc.
Você reparou que muitos pecados são uma coisa do ego.
Então existe uma conexão entre a Psicologia e o Cristianismo, que é muito interessante.
Os cristãos diziam para nós não pecarmos, pois assim evitamos o ego e nos espiritualizamos muito mais.
Muitas pecados são coisas do ego, mas nem tudo, algumas atitudes radicais como não poder ter relação sexual por prazer, mas apenas para procriar, não são saudáveis.
Mas o Cristianismo apoia a fidelidade, e isso com certeza é uma coisa boa.
Então existem ensinamentos bons que nos levam a harmonia espiritual, mas também existem os que nos desequilibram, trazendo coisas que vão contra a natureza humana.
A harmonia espiritual, ou o equilíbrio, eles levam ao autoconhecimento.
Iluminação é um nome mais geral para santidade (nome cristão), ascensão (nome esotérico e umbandista) e nirvana (nome budista, hinduísta e taoísta), pois cada forma de espiritualismo ou religião tem seus nomes e linguagens para falar das coisas elevadas.
Aqui nesse texto demos várias dicas para sua evolução espiritual, percebeu?
Se você buscar praticar o que ensinamos, você vai evoluir espiritualmente, mas as pessoas cometem uma falha geralmente, que é ler uma vez só o texto e praticar duas ou três vezes somente, pois tente praticar sempre, se volte alguns minutos por semana para fazer isso.
Pois quanto mais praticamos, mais evoluímos.
Faça isso se busca sua evolução, vai ajudar demais.
É como ensinam os budistas, que a vitória sobre si mesmo é melhor do que vencer milhões em batalha, até mesmo porque isso seria uma coisa do ego.
Busque isso, a vitória sobre si mesmo, sempre com humildade e simplicidade. Vamos atrás desse tal de Nirvana, dessa tal de Ascensão, dessa tal de santidade.
A santidade parece um conceito muito chato, onde os santos vivem em clausura e só ficam rezando, mas isso é só uma visão, não é a realidade sobre a iluminação.
Na iluminação ainda assistimos TV, mexemos na internet, nos interessamos por filmes, séries, desenhos, novela, música e etc., porém a vida nos apresenta outras coisas muito boas, e passamos a gostar muito de fazer caridade, e até mesmo, se for possível, damos a vida pelo outro.
Existem milhares e bilhares de iluminados em nosso planta, e muitos encarnam, não por uma necessidade própria, mas sim por o fazemos por caridade, para ajudar os outros.
É sempre bom ter um trabalho interno para fazer, pois isso nos traz evolução espiritual, e é muito bom.
Uma vida saudável é uma vida onde desenvolvemos o nosso autoconhecimento, e quando fazemos isso, resolvemos muitas coisas que nos programamos para resolver, pois infelizmente, a maioria das pessoas não faz isso, ficam muitas vidas surgindo seus problemas, que se não resolve-lo voltam uma outra vez, até que evoluímos no ponto que a vida queria para nós.
Quase tudo gira em torno de nossa evolução espiritual, e estar de acordo com isso, é estar em harmonia para com o que Deus reservou para nós.
Muitas vezes, mesmo desenvolvendo o autoconhecimento, podemos nega-lo em algumas partes, mas isso não é bom, e precisamos muitas vezes de ajuda para transpassar esses desafios, pois se não os fizermos, vão se repetir em nossa vida.
Fica com luz
Ser de luz

 

Alguns Destaques: